julho 12, 2005

não procure o beija-flor...cuide do jardim que ele aparece

o post "das bodas de algodão" ficou meio mixuruca. queria ter escrito mais sobre nossa vida, nossa experiência juntos. falta de tempo é desculpa amarela, mas foi isso, também.

[sábado mais uma amiga virtual virou real. a cynthia veio pra cá com o marido e aí fiquei na função do limpa-arruma e faz comida. foi muito legal encontrá-los. ficamos aqui em casa um bom pedaço e depois fomos almoçar num restaurante à beira d'água, e finalmente comi os tais dos caranguejos, do jeitinho que a gente faz em fortaleza. desculpa adorável, mas estavam uma delícia!!! o mais engraçado foi quando chegamos em casa o paul falou: pela idade dos pais deles, eles podiam ser meus filhos!! hehehe. independente da idade, nos divertimos e tivemos um ótimo dia! (adorei amiga, nos veremos em breve, né?)]

há quem diga que não acredita em amores pela internet. o carpinejar escreveu um texto bem bonito sobre isso., "amor virtual".
o que "falamos" é o que tem importância pra nós. durante a relação virtual já podemos sentir quem somos, o que valorizamos. mas o amor mesmo, eu acho que só vem depois com a convivência, o olho no olho, ao vivo e à cores.
nosso amor teve pouquíssimo tempo de "pegar na mão". nos encontramos a primeira vez em fortaleza onde ficamos oito dias juntos, envoltos pela magia da lua e do mel. três semanas depois eu vim para nyc e ficamos mais dez dias, ainda sob a névoa, mas já fazendo planos sobre o futuro breve. um mês e pouco depois eu cheguei em nova iorque para fazer "uma experiência".
nessa época meu nome era ansiedade. foi um período cheio de turbulências e tempestades de inseguranças. assim nos conhecemos na marra. cheguei a pensar que o nosso barquinho não resistiria e tive vontade de voltar ao cais. mas o tal do amor foi mais forte do que o medo e seguimos nossa viagem, enfrentando as adversidades, impulsionados pelo projeto comum.

um ano mais tarde começamos a sentir a delícia dos ventos brandos. aos poucos as coisas começaram a se encaixar e quando outra tempestade apareceu, já tínhamos aprendido um pouco sobre a arte de velejar.

há quem diga que relacionar-se é complicado... eu digo que é trabalhoso. tem que cuidar, sempre. se descuidar, complica mesmo. sou novata no assunto, é meu primeiro casamento. nunca morei junto antes. a analogia do barco é bacana, mas também gosto de comparar com uma horta. a gente tem que trabalhar todo santo-dia. arrancar as ervas daninhas que teimam em crescer. tem que regar, alimentar, proteger. cuidar com carinho e dedicação. o tempo pode ser um vilão e nós seres humanos temos a mania de relaxar depois que conquistamos. no período da conquista, ficamos mais atentos e depois tendemos a relaxar, como se o barco pudesse seguir sem comando, ou como se a horta sobrevivesse por conta própria. não, as relações são dependentes eternamente, como bebês que precisam de alimentos e atenção. elas não andam sozinhas, desandam.

não tenho receita nem acredito nelas, mas acho que alguns ingredientes são imprescindíveis:
o projeto junto (mesmo que cada um tenha o seu projeto pessoal); respeito; fazer acordos, de preferência antes que o desacordo apareça. ausência de tapetes (pra evitar que se coloque as dúvidas e os incômodos debaixo dele).
e "só" isso não basta. mas sem esses ingredientes a horta morre e o barco afunda!

confesso que, como qualquer um, eu me acomodo de vez em quando. mas a menor luzinha de alerta que acende, volto "aos trabalhos", imediatamente. se deixar pra lá, vai acumulando... acumulando... e dez anos depois, quando o emaranhado tá grande, nos pergutamos: o que houve? onde errei? nem a memória é capaz de identificar onde "nós nos perdemos"... onde os nós começaram. e haja trabalho pra desatar.
por isso, sigo atenta, pra que esse amor continue crescendo. amém!

p.s. título foi inspirado na frase de mário quintana: "o segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você."

Posted by Lilia at julho 12, 2005 04:05 PM
Comments
Gosto de sabê-la tão sábia... risos.. Belo post. Posted by: Deize at julho 15, 2005 11:22 PM
Amadinha, aprendi muito disso aí contigo e te juro, tenho feito isso, tenho tirado os tapetes, tenho tido muita paciência, comigo e com os outros, tenho "querido viver bem", Lilia. Isso é importtantíssimo. Beijos, linda do meu coração. Posted by: Mariazinha_ at julho 15, 2005 10:18 PM
fazia era tempo que eu nao aparecia por aqui... deu uma saudade de tu mulher! mas tempo nao deu para ler nada, so passar por cima e parabenizalos! no mais por aqui a vida ta bem boa de ferias e sem internet de graca! mas pra que internet se o sol brilha e eu vou mesmo ee pro parque! beijo no coracao! Posted by: caca at julho 15, 2005 08:13 AM
lindinhos! que esse amor caminhe macio pelo algodão por toda a vida. beijos Posted by: regina at julho 14, 2005 10:08 PM
Oh, Lilia! que post mais lindo! adoro gente apaiuxonada e voce e o Paul sao um desses casais "very much in love" :) Beijos e, como diz minha mae... "que Deus os conserve assim"... Posted by: Denise Arcoverde at julho 14, 2005 06:26 PM
Lilia, que texto lindo e sábio sobre o amor e suas bodas de algodão. Parabéns. Navegar a gente aprende todo dia, pois todo dia o mesmo mar é outro, há que içar velas brancas, ou baixá-las quando é necessário... dar o bordo quando mudam os ventos... e eles sempre mudam. Meus beijos carinhosos! Posted by: nora borges at julho 14, 2005 06:08 PM
wow... meus olhos ficaram cheio de lagrimas... concordei com o que vc coloca: não procure o beija-flor...cuide do jardim que ele aparece Uma pura verdade. Tenha uma otima 5 feria Catita Posted by: Catia at julho 14, 2005 01:44 PM
Nossa, Lilia! Que texto lindo! Fiquei muito emocionada e com certeza aprendi muita coisa. []'s Posted by: Chris Pessoa at julho 14, 2005 08:19 AM
Lilia, parabéns novamente...ontem pela data, hoje, por ela (sempre) e pelo texto. Uma sábia interpretação. A "chama do amor" necessita de "atenção" para se manter acesa nos dois amantes. O fogo da paixão tem que ser sempre atiçado. Bjos e muito amor, sempre! Posted by: Mércia at julho 13, 2005 07:46 PM
lilizinha, eu to começando a ficar preocupada: será que tu de repente se transformou numa sábia ou coisa assim e nem avisou os amigos? poxa, eu conheci uma dodinha que queria distância de casamento ou qualquer relacionamento "serio" e passa o tempo e de repente a mulher vira uma doutora expert em relações amorosas, navegações hortifruti e afins! nossa, o tempo é algo mesmo, hein? uau. amiga, quero te dizer que aiteloveio cada vez mais! yeah, baby, yeah! Posted by: clara at julho 13, 2005 01:40 PM
Lindo Lilia, beijos Posted by: Ingrid Littmann at julho 13, 2005 01:14 PM
Ô coisa bem linda, bem lília, bem mar e sal, céu e mel. Um brinde a todos os arco-íris que vocês merecem. Um abraçuu. Posted by: Leila Ee at julho 13, 2005 10:54 AM
Que declaração de amor linda Lilia! É o que sempre digo:- essa fase é boa demais. Já passou pelos ajustes que tem todo casal que resolve se unir.. algumas diferenças já foram contornadas e, por mais que conhecemos alguém, é morando juntos que tudo aparece!! Felicidades hoje e sempre! Besosssss Posted by: Rubia at julho 12, 2005 10:47 PM
Oi! amiga, adorei o seu texto, quanta sinceridade e quanto amor exalando em todos os poros. Quanta verdade neste seu sentimento tão nobre. "Amar é uma ocasião sublime onde se perde de si o fio da razão e permanece a tênue claridade da contemplação do prazer" Que Deus abençõe este amor tão sublime, e que a paz reine nesses corações apaixonadas. Bjãooo!!! Lilia, e fique com Deus. Posted by: Márcia Lustosa at julho 12, 2005 06:23 PM
Lilia, Você hoje faz mesmo lembrar o próprio Carpinejar. Quanta inspiração e que texto lindo. Tudo de bom a este casal que adoro e admiro, ainda que a geografia seja ingrata conosco. Beijo grande e todo o meu carinho. Posted by: Mônica at julho 12, 2005 05:25 PM